quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
domingo, 14 de novembro de 2010
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
STOP MOTION ARCOS DA LAPA I
O tempo dos Arcos
Graças à tecnologia, recursos como “stop smotion” estão sendo aplicados para fins de registro da restauração, gerando imagens impressionantes como esta.
São milhares de fotografias de alta resolução capturadas a cada 3 segundos, e que após editadas em vídeos de 29,5 fotogramas por segundo dão a sensação de que o tempo avança mais rápido, exibindo um resumo de todo um dia de trabalho em apenas alguns minutos.
Afinal de contas, quando se trata do velho aqueduto, nada mais adequado que uma viagem no tempo...
A chegada da Família Imperial; a independência, a Abolição e a proclamação da república com todos seus escândalos e transformações passaram, mas os arcos continuam firmes.
Os óculos que ornamentam o alto da construção parecem observar a história dos homens, alheios a tudo...
Essa capacidade de resistir ao tempo talvez seja seu maior atrativo, seu maior mistério.
Ao vermos as pessoas passando aceleradas em torno dos velhos arcos, um pensamento vem à cabeça: “Nós vamos passar também, assim como tantos passaram durante quase três séculos.”
Mas apesar de nossa efemeridade diante do portentoso gigante de pedras e cal, podemos deixar marcas invisíveis, mas indeléveis em sua história, quando de alguma forma intervimos em sua existência.
Os homens que vemos indo e vindo como formiguinhas, subindo e descendo andaimes em breve sumirão, tão aceleradamente como surgiram.
Mas sua intervenção permanecerá.
Por quanto tempo? Dependerá dos responsáveis por conservar o que foi feito, deixando sua própria marca.
Mas independente de questões como duração e velocidade, o tempo e as pessoas continuarão passando pelos arcos, que ficam...
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
domingo, 19 de setembro de 2010
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
terça-feira, 14 de setembro de 2010
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
DIÁRIO 02 DE SETEMBRO HD
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
terça-feira, 7 de setembro de 2010
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
IPHAN REALIZA OFICINA DE ESTUDOS DA PRESERVAÇÃO DOS ARCOS DA LAPA
Astorga apresenta palestra no auditório do IPHAN |
A arquiteta Juliana Furuguem fez um relato da obra |
Público presente na oficina |
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Peter Gasper realiza novo teste de iluminação nos Arcos da Lapa



segunda-feira, 30 de agosto de 2010
OFICINA de ESTUDOS da PRESERVAÇÃO
A Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro convida para a palestra
DO AQUEDUTO DA CARIOCA, 1750,
AOS ARCOS DA LAPA, 2010,
O PROJETO DE RESTAURAÇÃO
Jorge Astorga Garro
Arquiteto e Urbanista
Mestrando da PROURB/UFRJ
Professor da Pós-Graduação em Gestão de Bens Culturais e de
Técnicas Retrospectivas da Graduação em Arquitetura da Faculdade Estácio
Arquiteto responsável pelo Escritório Astorga Consultoria e Projetos
Local:
Auditório IPHAN-RJ
Av. Rio Branco, 46 - 3º andar - Centro/RJ
Data:
02/09/2010, às 14 horas
quinta-feira
E N T R A D A F R A N C A
Informações pelo telefone (21) 2233-6777.
As declarações de presença devem ser solicitadas através de e-mail para educacao.rj@iphan.gov.br.
sábado, 28 de agosto de 2010
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
1ª Oficina técnica é transmitida ao vivo pela internet.
Nesta manhã de sexta feira os arquitetos Jorge Astorga e Juliana Furuguem estiveram no antigo sobrado do "Tá Na Rua" fazendo um balanço do projeto de restauração dos Arcos da Lapa e uma bela apresentação sobre a história do Aqueduto. O presidente do CEP 28, Marcos Soares, abriu os trabalhos falando sobre a origem do projeto e sua importância.
A novidade foi a transmissão experimental do evento pela rede social "Arcos da Gente", que serviu de teste para o projeto de veiculação diária das imagens da obra em alta definição e tempo real, que iniciaremos em breve.
Apesar do sinal fraco e instável da conexão 3G disponível no local ter ocasionado alguns instantes de interrupção, conseguimos realizar a transmissão do evento com sucesso.
Agradecemos ao Instituto Tá na Rua pela cessão do espaço, e também à participação dos usuários que colaboraram enviando sugestões, como Cdelima e Abigail1957, que para nossa surpresa estava assistindo a transmissão do Qatar!
Os Arcos da Lapa estão sendo restaurados com recursos limitadíssimos, que se limitam ainda mais a cada nova prospecção, que desnuda problemas escondidos atrás de 260 anos de paredes e omissões.
Mas apesar das dificuldades, estamos batalhando parcerias em prol de uma internet rápida e estável no canteiro de obras (VIRTUA e VELOX não chegam até lá), para continuarmos oferecendo essa qualidade e franqueza de comunicação com o público, tentando aperfeiçoar cada vez mais o trato com a coisa pública.
1ª Oficina de restauração dos Arcos da Lapa
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Oficina técnica sobre a restauração dos Arcos
Os arquitetos Jorge Astorga e Juliana Furuguem farão uma apresentação sobre a história do Aqueduto, o projeto de restauração e o andamento das obras nesta sexta-feira (27) às 10 horas no Instituto "Tá na Rua".
No momento em que a restauração alçança o décimo pilar do aqueduto, os representantes do CEP 28 e das empresas Astorga e M. Viana fazem um balanço parcial da restauração, e abordam questões relacionadas com a conservação do aqueduto após a intervenção.
A grande novidade será a transmissão do vídeo e do áudio do evento em tempo real através de nossa rede social. Os internautas também poderão enviar perguntas, que serão respondidas durante o evento.
Em seguida todos farão uma visita guiada ao local da restauração.
Será o primeiro teste de transmissão por streaming de nossa rede, que em breve estará diponibilizando diariamente as imagens da obra dos Arcos da Lapa ao vivo.
O Instituto "Tá na Rua" fica na Rua Mem de Sá 35, na Lapa.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Mas a equipe responsável pela restauração dos Arcos da Lapa trabalhou duro no sábado e na segunda; e apesar do tempo ruim ter continuado até a tarde de ontem, conseguiram contornar a situação.
O mau tempo é um dos maiores inimigos deste tipo de restauração a céu aberto, e principal responsável por atrasos nos cronogramas de atividades.
Foto: M. Viana
Texto: Mauro Mallet
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
sábado, 14 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
domingo, 8 de agosto de 2010
sábado, 7 de agosto de 2010
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Peter Gasper está apresentando o projeto (que ainda não tem recursos garantidos) como parte do programa de revitalização da Lapa.
Texto e Fotos: Mauro Mallet
arcos018_diario_15-7-2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
sábado, 17 de julho de 2010
Na tarde de sexta feira a equipe do projeto de restauração dos Arcos da Lapa recebeu a ilustre visita de Peter Gasper; um dos maiores iluminadores do mundo, responsável por projetos de iluminação de grandes obras de arquitetura (No Brasil iluminou o Congresso Nacional, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, os memoriais de Getúlio e Juscelino, e muito mais).
Ele foi ao canteiro de obras conhecer os trabalhos de restauração pessoalmente; e logo após a visita às obras deu uma entevista (que será exibida em nossa rede) e participou de uma reunião informal no escritório do canteiro, onde trouxe preciosos subsídios, dicas e sugestões para o projeto de iluminação dos Arcos.
Uma das possibilidades sugeridas por Peter Gasper foi uma iluminação dinâmica que modifique de cor e intensidade de acordo com cada momento da noite da Lapa. Comportada até às 22 horas; e mais alegre durante as atividades festivas que se estendem até a madrugada no entorno do antigo Aqueduto.
De olhar inteligente e raciocínio rápido, também mostrou-se extremamente simpático e humorado. Elogiou todo o projeto e disse que viu e gostou muito do conteúdo da rede de comunicação social.
Peter respondeu todas as perguntas que a equipe fez, e ao final da reunião que durou quase três horas, despediu-se fazendo um brinde com a equipe pelo sucesso da restauração.
Sentido horário: Mallet (M. Mallet Comunicação), Marcos e Moacir (CEP 28)
Astorga e Marta (Astorga Arquitetura), Assessora de Peter, Juliana, José e Aldo (M. Viana Engenharia e Arquitetura), Peter Gasper e Marco Palito (Alimento Cultural)
sexta-feira, 16 de julho de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
arcos015_13-07-2010
Nota: Apesar da Transit Gloria Mundi intitular o vídeo como "bondes do Rio" descobrimos com o senhor Allen Morrison , (nosso colaborador e grande autoridade no assunto) que o bonde que aparece com prefixo 240 é de Santos.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
arcos014_12-07-2010
sábado, 10 de julho de 2010
Importantes informações históricas sobre os Arcos da Lapa
Nela, o ex-diretor da Cia Ferro Carril Carioca, responsável pelo bondinho, fala dos testes de resistência realizados em cima dos Arcos; conta a história dos dois vãos que foram criados no aqueduto, da luta dos responsáveis pelo Patrimônio Histórico da época, e da reconstituição realizada posteriormente.
Também revela detalhes dos materiais usados para a construção dos Arcos, e que são parte do segredo de sua resistência ao tempo: Uma mistura de Óleo de Baleia e cal apelidada de "gala-gala".
Material de publicação inédita, que encontrava-se nos arquivos pessoais de Mr. Morrison, nos Estados Unidos.
Aguardem e continuem acompanhando a restauração, porque nossas pesquisas continuam, e ainda teremos muitas revelações sobre o Aqueduto e seu entorno histórico.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Descobrimos o inventor do bonde (em cima de um aqueduto)
Graças a essa parceria acabamos de desvendar um grande mistério: Quem teve a idéia de colocar uma linha de bondes em cima de um aqueduto?
Graças a esse recorte de jornal da época, relativo à inauguração, descobrimos que quem viabilizou a proeza foi um médico, que preparou o terreno para o bonde, ao transformar o aqueduto em um viaduto.
Nosso personagem é Eduardo Augusto de Souza Santos, presidente da Companhia Ferro-Carril Carioca no final do século XIX. Também conseguimos essa maravilhosa fotografia obtida na viagem inaugural do sistema, em 1 de setembro de 1896.