quinta-feira, 2 de setembro de 2010

IPHAN REALIZA OFICINA DE ESTUDOS DA PRESERVAÇÃO DOS ARCOS DA LAPA

                                                                            
Astorga apresenta  palestra no auditório do IPHAN
  A superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro promoveu nesta quinta-feira a palestra "Do Aqueduto da Carioca, 1750, aos Arcos da Lapa, 2010, apresentada por Jorge Astorga Garro, responsável pelo projeto de restauração do Aqueduto.
A arquiteta Juliana Furuguem fez um relato da obra
  O evento, que teve duração de aproximadamente 2 horas, foi realizado no magnífico auditório do IPHAN , que ficou lotado com a presença de arquitetos,  engenheiros, estudantes, moradores da Lapa e  amantes do aqueduto .
  Jorge Astorga exibiu  diversas gravuras históricas dos Arcos, além de  fotografias e gráficos sobre o minucioso estudo que antecedeu a obra.
Também foram exibidas fotografias sobre o andamento da restauração; e a arquiteta da M. Viana, Juliana Furuguem foi convidada por Astorga para fazer um resumo da obra.

Público presente na oficina
  No final da apresentação foi aberto  um espaço para perguntas do público; onde diversas pessoas presentes manifestaram-se com perguntas e observações; muitas delas envolvendo  a questão da conservação do monumento após a restauração.
 O arquiteto e urbanista falou sobre a complexidade de questões envolvidas na conservação, como conscientização através de campanhas, a importância das transformações culturais da sociedade, e de políticas públicas sociais no entorno do monumento. 
José Ribeiro , Marta , Jorge,  Rosa,  Bruno e Juliana
 
  Além dos acima citados, estiveram presentes Maria Rosa Correa da Assessoria de Educação Patrimonial do IPHAN, José Ribeiro do deptº de Fiscalização do IPHAN, Moacir de Castro da CEP28, e Bruno e Marta, da Astorga Arquitetura.
  



Participação do público





















Reportagem e fotos: Mauro Mallet