sexta-feira, 23 de julho de 2010

PETER GASPER FAZ TESTE DE ILUMINAÇÃO NOS ARCOS DA LAPA

As pessoas que passavam ontem no início da noite pela Lapa tiveram uma agradável surpresa: Alguns dos antigos Arcos já restaurados, destacavam-se iluminados por fachos de uma luz suave, que alternava de cor e destacava suas belas formas. 
O responsável era Peter Gasper, o mago da luz, que com sua equipe experimentava cores e intensidades, e provocava curiosidade em todos que pararam para assistir. Afinal de contas, de onde vinha aquela luz tão bonita, sem refletores visíveis? 
Trata-se da moderna tecnologia de leds. Pequenos módulos de aproximadamente 70 cm com 27 pequenos leds dipostos dentro de lentes; sendo 9 vermelhos, nove verdes e nove azuis. Essas três cores combinadas por um sistema de alimentação e gerenciamento conseguem produzir uma grande variedade de tons e intensidades.
As vantagens desse moderno sistema são inúmeras: Baixo consumo de energia, grande durabilidade (um led pode durar mais de trinta anos) e nenhum impacto sobre o patrimônio histórico.
Peter Gasper está apresentando o projeto (que ainda não tem recursos garantidos) como parte do programa de revitalização da Lapa.

Texto e Fotos: Mauro Mallet

Arcos sendo preparados para o teste

                               Belo efeito dos Arcos iluminados apenas pela luz dos leds


Peter Gasper faz observações com um feixe laser, ao lado de Marcos
   Soares (Presidente do CEP28) e da arquiteta Juliana Furuguem (M Viana)