segunda-feira, 18 de outubro de 2010

STOP MOTION ARCOS DA LAPA I

O tempo dos Arcos

Graças à tecnologia, recursos como “stop smotion” estão sendo aplicados para fins de registro da restauração, gerando imagens impressionantes como esta.


São milhares de fotografias de alta resolução capturadas a cada 3 segundos, e que após editadas em vídeos de 29,5 fotogramas por segundo dão a sensação de que o tempo avança mais rápido, exibindo um resumo de todo um dia de trabalho em apenas alguns minutos.

Afinal de contas, quando se trata do velho aqueduto, nada mais adequado que uma viagem no tempo...

A chegada da Família Imperial; a independência, a Abolição e a proclamação da república com todos seus escândalos e transformações passaram, mas os arcos continuam firmes.

Os óculos que ornamentam o alto da construção parecem observar a história dos homens, alheios a tudo...

Essa capacidade de resistir ao tempo talvez seja seu maior atrativo, seu maior mistério.

Ao vermos as pessoas passando aceleradas em torno dos velhos arcos, um pensamento vem à cabeça: “Nós vamos passar também, assim como tantos passaram durante quase três séculos.”

Mas apesar de nossa efemeridade diante do portentoso gigante de pedras e cal, podemos deixar marcas invisíveis, mas indeléveis em sua história, quando de alguma forma intervimos em sua existência.

Os homens que vemos indo e vindo como formiguinhas, subindo e descendo andaimes em breve sumirão, tão aceleradamente como surgiram.

Mas sua intervenção permanecerá.

Por quanto tempo? Dependerá dos responsáveis por conservar o que foi feito, deixando sua própria marca.

Mas independente de questões como duração e velocidade, o tempo e as pessoas continuarão passando pelos arcos, que ficam...